JORNALISMO CULTURAL









“O Jornalismo Cultural tem, hoje, que contribuir para a qualidade de vida. O Jornalismo Cultural tem que responder sobre as aplicações legislativas e suas implicações no desenvolvimento do diálogo entre culturas. Promover as diferenças e, sem antes julgar, trazer ao público o que nos torna ricos culturalmente; exactamente as diferenças.






   Jornalistas Culturais (Luanda'09)

Por Pedro Santa Maria*

Temos que trabalhar para a autonomia cultural dos cidadãos, promover a cidadania democrática, questionar a economia na cultura e a economia da cultura. Somos membros das sociedades em que vivemos.


Que tal questionarmos as politicas culturais e a promoção das identidades nacionais! Neste tempo de capitalismo selvagem sugiro-vos uma agenda cultural que vá para lá da mera cobertura das artes e do espectáculo.



Proponho aos Jornalistas especializados em assuntos culturais que trabalham para que a voz dos cidadãos influenciem as decisões dos poderes instituídos. A livre circulação de pessoas e bens só será conseguida caso possamos promover, também, a livre circulação de ideias, a coesão social, o equilíbrio nacional e regional”.

*Jornalista (Angola)