TERRA ACTIVA








TERRA ACTIVA NA TIVER

Porque acreditamos que Cabo Verde é um país povoado de gente disposta a construir uma nação em que a cultura seja um dos pilares de desenvolvimento, criamos o Projecto Cultura. Nosso propósito é produzir um programa televisivo sobre a Cultura e Sociedade cabo-verdianas, em regime de có-produção com a TIVER, Televisão Independente de Cabo Verde.



Pois, em termos de comunicação para uma “cidadania cultural” são ainda insuficientes os projectos que ampliam as práticas culturais da população.



São precisos, pois, projectos e iniciativas que permitam à população, por um lado, interagir com as experiências culturais que a rodeia e, por outro, dar-lhe ferramentas que fomentem a criação e produção culturais. Nosso propósito é, justamente, fomentar e ampliar o acesso da população à cultura.


Apesar de cabo Verde ser um País reconhecido por uma vasta cultura, temos poucos espaços de divulgação cultural nos meios públicos e privados de Comunicação Social.



Não raras vezes, todos os esforços dos produtores de informação cultural, centram-se no relato noticioso das actividades. Seja um filme, uma peça teatral, um espectáculo de dança, um fórum, uma exposição ou um livro; a informação se esgota na notícia em si. Falta a consideração de que a acção cultural só se completa, de facto, quando é compreendida pelo público.

Partilhando este mesmo sentir das autoridades, criadores e produtores culturais, decidimos pela elaboração, apresentação, produção e realização do Projecto Cultura.


Com a difusão televisiva do objecto deste Projecto os criadores e, sobretudo, os produtores e agentes culturais ficarão na posse de conhecimentos que lhes permitam, por exemplo, saber elaborar e formatar projectos de âmbito cultural; enquadrar projectos na Lei do Mecenato; saber os factores que valorizam projectos; conhecer as fontes de financiamento e proceder convenientemente à captação de recursos; elaborar planos de marketing cultural - criar um canal para a informação e divulgação dos acontecimentos culturais do País, das iniciativas da população, da legislação aplicável ao sector, bem assim de exemplos empresariais na promoção da Cultura nacional são também resultados a atingir;



Esta iniciativa deverá resultar num desafio aos demais produtores para que à Cultura seja dado o devido e merecido destaque no panorama audiovisual cabo-verdiano, quer seja Televisão ou Rádio; outrossim, através de acções - em parceria com instituições culturais e figuras de inegável competência técnica – deverá fomentar acções culturais que sejam a um tempo enriquecedor da nossa identidade nacional e contribuam para a sustentabilidade económica do País e sua Cultura.




Estamos certos do quão ingrato e difícil seria procurar medir o acesso da população a cultura através dos Órgãos de Comunicação Social, porquanto, não há, ainda, indicadores estatísticos que nos favoreçam a análise ao foco.



Contudo, por um lado, é notório o fraco aproveitamento que os Média têm tirado da vasta oferta cultural que o País tem para o enriquecimento da programação que se lhes exige. Por outro lado é notável o esforço das operadoras privadas de TV em elevar a Cultura a patamares maiores.



Entretanto, para uma maior expressão das várias correntes de pensamento e criações sócio-culturais, bem assim a contínua procura pela diversidade sócio-cultural, torna-se premente a multiplicação de canais de difusão cultural.



Convém sublinhar, também – que num País em que a maioria da população está, ainda, arredada dos habituais círculos tradicionais de divulgação artística, cientifica e cultural; nem sempre os meios de Comunicação Social têm sabido ser o porta-voz das iniciativas populares.



Urge, pois, apostar em projectos inovadores e consequentes: fazer da informação cultural uma aposta de desenvolvimento, baseado em valores e meios que possibilitem o acesso ao desenvolvimento harmonioso do País.

Cabo Verde é um País que mexe e em cujo território a Cultura, nas suas mais diversas formas de expressão, tem por cá granjeado a morabeza de crianças, mulheres e homens que dela fazem não só deleite espiritual mas também ocupação social, profissional e mesmo de transmissão de valores que nos identificam como ser Cabo-verdiano.