INVESTIGAÇÃO


      Fernando Quejas



O novo livro do Jornalista e Investigador, Alveno Figueiredo e Silva é lançado, este mês, na Ilha do Sal, durante as festividades do município.




Na obra “Reis Crioulos do Samba, Fado e Morna dos anos 30”, o autor percorre a carreira de três grandes nomes da música cabo-verdiana: Antoninho Lobo, Fernando Queijas, e Tchufe, que alegravam as noites cabo-verdianas com serenatas ao tom da morna, samba e fado na década de 30 do século passado. 


O livro retrata testemunhos de cabo-verdianos – de várias gerações - que conviveram com esses cantores tornando assim mais fidedigno o relato dos factos, pese embora tenha tido alguma dificuldade durante a investigação, por ausência abundante de fontes.





O livro é complementado por um CD feito de recolhas ocasionais das vozes genuínas de Antoninho Lobo, Tchufe, e Fernando Queijas.Em jeito ainda de enriquecimento, o livro complementa também as influências externas na musica cabo-verdiana dos anos 30 do século XX, nomeadamente, pelo fado e o samba, em conexão com a morna.





Alveno Figueiredo e Silva prepara também a edição de um segundo volume da obra, uma colecção de músicas feitas por cabo-verdianos a partir de recolhas de sambas, modinhas e fados.


O primeiro livro do autor foi um ensaio, intitulado, “Aspectos político-sociais da música de Cabo Verde do século XX”, tendo sido lançado em cinco línguas.