VEIGA REGRESSA COM ODJU D'AGU


O romance Odju d’Agu - da autoria de Manuel Veiga - é reeditado pela Biblioteca Nacional e relançado, este mês, na Cidade da Praia. O livro – escrito em crioulo cabo-verdiano – foi reescrito por Manuel Veiga, agora tendo como ferramenta o Alfabeto Cabo-verdiano.


22 anos após a primeira edição, o novo Odju d’Agu traz uma nova ortografia, por Manuel Veiga ter adoptado o Alfabeto Cabo-verdiano na escrita do romance. Veiga é um dos defensores do crioulo cabo-verdiano, assunto que, por um lado, lhe tem merecido críticas dalguns quadrantes , descontentes com a forma como o processo vem sendo conduzido.

O linguista, entretanto, tem procurado justificar a tese do Alfabeto Cabo-verdiano, ferramenta linguística que tem merecido, por outro lado, crítica positiva de cientistas sociais. Os testemunhos recolhidos, o ano passado na Praia, por altura da reunião sobre o então Alfabeto Unificado para a Escrita do Crioulo, não deixam dúvidas: o Alfabeto tem defensores.

Contudo – e muito importante, questões de fórum técnico e cientifico têm sido abordadas amiúde nas crónicas sobre a Oficialização do Alfabeto e Língua Cabo-verdianos. Todavia, é notória uma certa dose de regionalismo, quando não muito, de um certo bairrismo na abordagem ao assunto.

Certo, certo é que o livro de Manuel Veiga poderá ter resposta à algumas das questões em cima da mesa, porquanto sendo ele linguista, escritor e ministro da Cultura, poderá melhor provar como pretende levar os cépticos a compreenderem a sua argumentação.

Odju D’agu foi lançado pela primeira vez em 1987. Naltura não existia o ALUPEC. Agora com o Alfabeto Cabo-verdiano, aprovado e feito lei, Manuel Veiga dá ao público um romance formatado e cozinhado no fervor da oficialização da língua materna. O livro vai ser lançado este mês, no âmbito do programa comemorativo do Dia Nacional da Cultura (18 de Outubro), em tributo a Eugénio Tavares, um dos principais cultores da língua cabo-verdiana.

Afora o relançamento de Odju d’Agu, pouco ainda se sabe sobre a agenda das celebrações do Dia Nacional da Cultura. Este ano a efeméride é comemorada na Cidade de Assomada, embora haja previsão de actividades em quase todos os municípios. Sob o signo da tradição vai ser celebrada esta data mandada instituir pelo Parlamento.



... EMITIDO NA RCV