Salvagurada do Património


As actividades, no âmbito do Dia Nacional da Cultura, arrancam hoje, 07, e prolongam-se por todo este Outubro.Sob o signo da tradição, vários departamentos culturais programaram actividades específicas na maioria do território nacional.



É assim que uma delegação técnica do Instituto de Investigação e Património Culturais, IIPC, chegou na manhã desta quarta-feira, 7, a Vila da Ribeira Brava. Liderada pelo Presidente do Instituto, a delegação tem como objectivo acertar com as autoridades locais da Ribeira Brava o projecto de reabilitação do antigo Orfanato de Caleijão.

Na prática: o ex-orfanato em Caleijão é um monumento cujo projecto de reabilitação nunca arrancou . Agora é Carlos Carvalho, o presidente do Instituto de Investigação e Património Culturais a tomar para si a recuperação deste que é considerado um dos mais valiosos patrimónios edificados na Ribeira Brava:

"A missão tem, em São Nicolau, encontros com o edil Américo Nascimento e o vereador pela Cultura. Da Câmara de Ribeira Brava espera sair com os necessários acertos burocráticos para o início do projecto. As obras arrancam este mês. Em dinheiro estão garantidos 40 mil contos", Carlos Carvalho, presidente do IIPC. .

Incluído, ainda, no programa do IIPC para a marcação do Dia Nacional da Cultura lê-se que, finalmente, as obras de recuperação da Capitania Velha, em São Vicente, têm inicio, também, neste Outubro.

O projecto para a Réplica da Torre de Belém em Mindelo vinha dando práqui e acolá. Agora - e depois de posta de parte a ideia do Oceanário do Mindelo -, o novo projecto tem dias para sair do papel. Aliás, o orçamento de aproximadamente 30 mil contos, está financiado.

O programa do Instituto de Investigação e Património Culturais resume as áreas em que actua: investigação e património. Na Cidade Velha estão agendadas actividades envolvendo jovens investigadores, alunos do EBI e do Secundário, bem assim, inaugurações, como por exemplo, a iluminação pública deste Sitio Património Mundial pelo UNESCO, Fundo das Nações Unidas a Educação, Ciência e Cultura, deste 26 de Junho deste 2009.

O Governo pretende, com a comemoração do Dia Nacional da Cultura, realizar uma agenda cultural que sirva de modelo para os próximos meses. O ministro Manuel Veiga vai percorrer algumas infra-estruturas culturais, visitar artistas e traçar à Imprensa os projectos para, pelo menos, até Dezembro.

A programa nacional de celebração do 18 de Outubro está a ser ultimado. As directivas são que este mês seja de tradição cabo-verdiana.



PRODUÇÃO,  RCV