O livro cabo-verdiano vai estar presente na Feira do Livro de Brasília, a decorrer na Capital brasileira, na segunda quinzena deste mês – de 16 à 25. Para além da literatura cabo-verdiana, as autoridades culturais decidiram incluir, também, conferências sobre a Cultura Nacional.


Pela primeira vez os cabo-verdianos vêem-se representados na Feira do Livro de Brasília, certame anual que reúne obras de vários países, e tido pelos leitores e académicos como uma das mais bem organizadas e concorridas Feiras do Livro da América Latina.

Embora já vá na vigésima-oitava edição, só agora Cabo Verde é convidado a estar presente.

A frente desta missão cultural ao Brasil está o Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Joaquim Morais – o presidente desta instituição – visitou a Feira de Brasília no ano passado.

Dessa experiência se deve o convite a Cabo Verde. Assim, de 16 a 25 deste Outubro, em Brasília, o País - vencedor do Prémio Camões deste ano - diz-se presente.

Do acervo a embarcar para Brasília contam-se livros de vários autores, obras publicadas em Cabo Verde ou de escritores nacionais editados no estrangeiro.

O Presidente do Instituto da Biblioteca Nacional, Joaquim Morais, aposta na internacionalização do livro cabo-verdiano, missão facilitada pelos prémios com que autores cabo-verdianos têm sido distinguidos.

Afora a participação em certames culturais no estrangeiro, a pretendida internacionalização da literatura cabo-verdiana assenta, ainda, na tradução de obras nacionais para línguas estrangeiras. Neste sentido há experiências de sucesso, principalmente de iniciativas privadas.

Na Capital brasileira, a delegação cabo-verdiana espera estabelecer compromissos com livreiros e distribuidores, que podem ampliar oportunidades de edição, e fomentar as trocas culturais:

O stand de Cabo Verde, além de promover a exposição de obras literárias nacionais dos mais variados segmentos, vai realizar outras actividades culturais, nomeadamente palestras com os escritores Filinto Elísio e Dany Spínola, e um concerto com Tó Alves. A apresentação dos novos livros de Spínola e Filinto faz, igualmente, parte da agenda da delegação cabo-verdiana.

De 16 à 25 deste mês, a Feira do Livro de Brasília homenageia os 50 anos do Estado, na condição de Capital Federal.

Ao Brasil desembarca mais uma comitiva cultural cabo-verdiano, um acto que vem multiplicar as iniciativas no quadro do intercâmbio cultural entre os Praia e Brasília. Recordo que o embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira, tem lançado uma ofensiva cultural em vários Estados Brasileiros e conta-se, ainda, a participação de criadores e produtores nacionais em vários certames desde o Cinema, as Artes Plásticas, o Teatro, a Literatura passando por Conferências.