Cultura e Turismo


Jovens da Ribeira Grande de Santiago frequentam, na Cidade da Praia, até meados deste mês um curso de Guias Turísticos. Há aproximadamente quatro meses os 18 jovens oriundos de várias zonas da Ribeira Grande de Santiago começaram a formação em línguas estrangeiras e outras áreas de conhecimento, necessárias a um bom desempenho dum guia turístico.

Agora recebem aulas de Cultura, nas instalações do Instituto de Investigação e Património Culturais, IIIPC, que se associou ao Projecto do Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP, e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.


Os módulos são dados pelos técnicos do IIPC. A museóloga Maria Eugenia Alves em Museologia, o arqueólogo Hamilton Jair Fernandes em Turismo Cultural, o historiador Ilídio Baleno dá as aulas de História, e a linguista Adelaide Monteiro está em tradições orais, enquanto que a parte de Politicas culturais é ministrada por Deborah Santos.

Depois de formados, os jovens – futuros guias turísticos - vão ao mercado procurar emprego. A intenção das autoridades da Cidade Velha e do Governo é que estes 18 jovens preencham a lacuna a esse nível na Ribeira Grande de Santiago.

FONTE: RCV - CULTURA